NATAÇÃO | N1/Moura Lacerda é Ribeirão no Brasileiro Juvenil de Natação

25/11/2017

Competição, que reúne mais de 420 atletas e 84 equipes, acontece no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte; Pedro Motta conquista primeira medalha

A equipe N1/Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, está participando do Campeonato Brasileiro Juvenil de natação 2017 - Troféu Carlos de Campos Sobrinho, que acontece na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). A competição realizada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) é um dos principais torneios para a categoria. O Brasileiro Juvenil reúne 421 atletas e 84 clubes. O nadador Pedro Motta conquistou na noite desta quinta-feira (23) a primeira medalha da equipe.

A N1/Moura Lacerda participa da competição com cinco nadadores. Além do treinador Newton Conte, estão em Minas, os atletas Diego Rodrigues, Murilo Castro, Yuri Sanches, Pedro Motta e Lucas Silva.

Campeão
Na noite desta quinta-feira (23), Motta conquistou a primeira medalha. Confirmando seu favoritismo, ele dominou os 100 metros costas de ponta a ponta. Não teve dificuldades para vencer com o tempo de 56s99 - pela terceira vez no ano abaixo dos 57 segundos.

"Até agora estamos muito felizes com os nossos resultados. Em todas as provas que participamos, nossos nadadores baixaram seus recordes pessoais. A única exceção foi o Pedro Motta, mas ele venceu a prova na casa dos 56 segundos, bem perto dos recordes dele, Brasileiro e Sul-americano. Acredito que estamos no caminho certo", diz Newton Conte, treinador da equipe.

"É importante ressaltar que nessa competição estão os nadadores que no futuro vão representar o Brasil nas Olímpiadas. Alguns em Tóquio em 2020 e outros em Paris, em 2024", salienta Pedro Baldo, treinador da N1/Moura Lacerda.

Segundo o supervisor técnico de natação da CBDA, Gustavo Otsuka, a expectativa é que os jovens façam excelentes marcas na competição. "Esperamos um grande campeonato, com excelentes marcas, seguindo o que vimos no Campeonato Brasileiro de infantil. O juvenil é a categoria de transição para os jovens nadadores, é a categoria onde o nadador dá um passo gigante rumo à maturidade como atleta de alto rendimento. Por tudo isso, aliado ao grande trabalho que estamos vendo dos clubes e treinadores, esperamos uma grande competição", falou. O torneio tem transmissão do site oficial da CBDA.

Texto: Fabiano Ribeiro
Foto: Divulgação